A NOSSA FAUNA é uma empresa de consultoria que atua num nicho ainda pouco explorado do mercado de Turismo Baseado na Natureza (TBN): a observação e atração de fauna em estabelecimentos urbanos e rurais, tais como pousadas, hotéis-fazenda, escolas, restaurantes, condomínios residenciais etc.
A valorização da biodiversidade enquanto moeda corrente da sociedade do século 21 tem aproximado as questões ambientais dos interesses econômicos, permeando diversos segmentos sociais e setores produtivos. Associar sua marca empresarial à preservação do ambiente e ao desenvolvimento sustentável tem sido o grande diferencial de empresas de portes e mercados variados, que buscam assim agregar valor aos seus produtos e serviços, ao mesmo tempo que procuram inspirar noções de cidadania aos seus clientes e fornecedores.
A fauna silvestre é um dos componentes da biodiversidade que mais tem merecido a atenção do público leigo em geral, pois geralmente evoca sentimentos diversos identificados com os valores da infância, da estética, da recreação, da curiosidade, da admiração pela natureza etc. O contato ou a simples visualização de um animal silvestre pode ter inclusive valor terapêutico para aqueles que têm sua saúde mental ou psicológica alterada. É comum testemunhar a reação de surpresa, admiração ou curiosidade de pessoas ao terem a oportunidade de observar um animal silvestre, principalmente quando existe um elemento de proximidade nessa observação, o que ocorre principalmente nas situações em que o animal é visto nos mesmos ambientes frequentados por pessoas. Talvez a maioria das pessoas não se sinta à vontade ou motivada a penetrar uma mata densa e escura para observar aves, mas consegue apreciar a beleza de pássaros coloridos que adentram seu jardim, seu quintal ou a varanda de suas casas.
A NOSSA FAUNA se insere nesse nicho de apreciação da natureza. Embora a observação da fauna silvestre, nos contextos e resultados descritos acima, não possa ser considerada algo inédito, entendemos que esta atividade pode ter aumentado o seu potencial de desfrute pessoal se acrescida de elementos que favoreçam o encontro entre animais e pessoas, num ambiente seguro e esteticamente agradável, e devidamente acompanhada de informações que ampliem o horizonte educacional e cultural do cidadão.